sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Os Saltimbancos em temporada no Anhembi Morumbi


Cia. 4 na Trilha encena este espetáculo do autor italiano Sérgio Bardotti,

adaptado pelo cantor e compositor brasileiro Chico Buarque de Holanda até o fim de agosto



Os Saltimbancos que é considerado um clássico infantil está em cartaz no Teatro Anhembi Morumbi, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo / SP, até o término de agosto de 2009 aos sábados e domingos as 16h.

A obra narra de forma bem humorada a condição e os direitos da classe trabalhadora, representada aqui por quatro animais. Um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata, que desiludidos com o tratamento recebido pelos seus patrões, e envolvidos por um sistema opressor que os impede de reivindicar seus direitos, resolvem abandonar seus postos e unirem-se em busca da liberdade tornado-se então saltimbancos. Inspirado em “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, o autor italiano Sergio Bardotti comprova com absoluta lucidez a capacidade de se refletir sobre temas complexos como a desigualdade e a exploração social, voltado para uma linguagem infantil, sem perder sua essência de teor político. Luiz Enriquez fez as músicas e o cantor e compositor brasileiro Chico Buarque, traduziu e adaptou transformando numa história que toca a mente e o coração de adultos e crianças.



Ficha Técnica:
Texto: Os Saltimbancos
Autor: Sergio Bardotti
Músicas: Luiz Enriquez
Direção: Cia. 4 na Trilha



Elenco:
Denise Cecchi (gata)
Linaldo Telles (cachorro)
Nino Belucci (jumento)
Renata Augusto (galinha)

Direção Musical e Coreográfica: Samir Calixto
Figurinos, Cenários e Adereços: Linaldo Telles
Maquiagem: Cia. 4 na Trilha
Iluminação: Leonardo Devitto
Produção: Denise Cecchi e Linaldo Telles
Produção Executiva: Denise CecchI



Serviços:

Os Saltimbancos em cartaz no Teatro Anhembi Morumbi

Sábados e domingos do mês de agosto às 16h.

Dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de agosto.

Valores: R$ 20 inteira, R$10 meia ( crianças até 03 anos no colo não pagam)



Mais sobre Cia. 4 Na Trilha:

O grupo é formado por quatro atores que têm, como proposta inicial, desenvolver um trabalho em que cada um possua o direito de contribuir para a realização estética e conceitual do espetáculo. Durante este projeto de pesquisa infanto-juvenil, cada integrante formulou sua experiência adquirida nos processos de teatro de grupo, para com isso, descobrir juntamente com a criança / jovem os rumos para questionar uma nova linguagem educacional. Com base na aprendizagem técnica, a encenação realizada pelos atores possibilitou o fechamento do projeto cenográfico, isto é, através da improvisação dos intérpretes foi possível estabelecer os elementos necessários para a criação plástica.

Panos, linhas, recipientes descartáveis, instrumentos musicais, meias, luvas, tampinhas de garrafas de variadas cores são os ingredientes que compõem o universo dos “vagabundos” saltimbancos.

Na medida em que o figurino, cenário e adereços constituem muitas vezes o primeiro contato, e a primeira impressão, do espectador, do ator e sua personagem, é por eles que poderíamos começar a descrição. O figurino é muitas vezes uma cenografia ambulante, umcenário trazido à escala humana e que se desloca com o ator, o que poderíamos chamar de cenário-figurino. Porque denominamos assim?

A integração do cenário com o figurino tem uma função não somente estética, mas auxilia também no desenrolar da história. Esses elementos são acompanhados por malas e adereços que ocupam o espaço e que se deslocam traçando o tempo, as modificações das personagens e seus conflitos. Tudo é manipulado como objeto representativo, como enunciador da ação: ora muro, ora casa,ora carro, ora banquinho, levam o espectador a acompanhar as transformações cênicas. Esta combinação é construída de forma artesanal e didática, pois a criança ao identificar estes elementos, verificará que a arte não está dissociada de seu convívio cotidiano.

E que os mais simples e acessíveis materiais possibilitam a recriação e a mutação de suas brincadeiras diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário