quinta-feira, 30 de abril de 2009

DJ Hum Produz o CD "SambaSoulPopGroove"

O CD do cantor Markko Mendes é o mais novo lançamento da Humbatuque Discos - SambaSoulPopGroove.
O álbum de 14 faixas é o mais recente trabalho do selo criado pelo pioneiro Humberto Martins, mais conhecido como DJ HUM, que produziu esse discos com canções inéditas de MPB revisitando o Samba Soul, o Jazz, o Pop entre outros ritmos.

Clique e ouça a canção de trabalho "No Balanço da Nega".
www.danielaribeiro.com.br/01_nobalancodanega.mp3

MARKKO MENDES: “SAMBASOULPOPGROOVE”

Meio dos 90. Enquanto o mundo se remexia com as guitarras do grunge, um garotão apaixonado por rock esbarra em um disco de Earth Wind And Fire. Bastou um toque, e o suingue esparramou pelo corpo todo. Como músico, foi a estreia de Markko Mendes na batida negra.
Sabe como é, irmão, ninguém é picado pela música negra e sai por aí sem mostrar alterações. A paixão pelo rock passou a apresentar sintomas no lado do suingue. Por fim, o rapaz se deixou envolver pelo caldo grosso e saboroso do samba-rock dos bailes da periferia de São Paulo. Markko, filho de mãe baiana com pai que traz no sangue a mistura da descendência árabe com austríaca – começou a mergulhar sua música na black music e descobriu seu lado mais negão, como ele próprio define.
Em “SambaSoulPopGroove” (Humbatuque Discos), seu álbum de estreia, Markko destila todas as influências de sua rica carreira musical. Trajetória que, no álbum, explica suas referências. Guitarrista, Markko começou o namoro com o instrumento aos 15 anos de idade. Antenado, passou a escrever sobre guitarra para publicações de músicas. Colaborou com revistas como “Guitar Player” e “Cover Guitarra”, trabalhou em rádio, passou pelo Jornal do Brasil, foi funcionário do departamento de arte do Sesc. O trabalho rendeu mais passagem da vida de Markko que surge neste CD: a concepção da capa de “SambaSoulPopGroove” é do próprio Markko.
Produzido por DJ Hum, o álbum reúne 14 faixas que passeiam pelo samba-rock, pop e ritmos brasileiros. “É uma viagem ao universo da moderna música brasileira de pista”, define DJ Hum, que divide com Markko a autoria das faixas do CD. Hum e Mendes se conhecerem na noite. Depois de assistir alguns shows de Markko, Hum decidiu convidá-lo para gravar um disco. As pick-ups de Hum, como produtor, marcaram de se encontrar com a guitarra de Mendes. Juntos, lapidaram a forma do disco.
Hum explica as faixas. “`No Balanço da Nega´ e `Ela Gamou´ trazem para a pista o lado samba-rock de Markko. `A Primeira´ investe em um afro-beat frenético, com percussão marcante. O soul aparece em `O Que Dure´, `Le Due´ e `Pensando em Ti´.
`Nosso Amor´ relembra o suingue das baladas lentas no estilo Motown. `Para Sempre´ coloca os pés na disco music”, explica o DJ.
“Sinto Você” investe no break beat e traz participação dos scratchs de mr. DJ Hum.
É um verdadeiro mergulho no samba-soul, um estilo pouco visitado na música brasileira. Tanto que Markko gravou a faixa “Samba Soul” – a terceira música do álbum.
“Sente o Groove” resgata o legado de James Brown – e de outros artistas dos anos 70 – e honra o pai do funk com sua saborosa batida, guitarras uá-uá, buzinas, diálogos e claps. “Flerte” faz referência ao grupo Zapp com direito a voz sintetizada por vocorder e talkbox, misturada com a batida do hip hop atual.
Todos os ingredientes estão na receita: samba, samba-rock, pop, soul, groove brasuca, funk... É uma homenagem aos ídolos de Markko: a Tim Maia, Prince, Earth e outros grandes nomes da música suingada nacional internacional.
Markko costuma brincar com DJ Hum que é ele “o vinho guardado que vai ser aberto na hora certa”.
Markko Mendes é mesmo um ótimo vinho que estava guardado.
E a hora chegou.

http://www.myspace.com/markkomendes

Clique e veja um breve vídeo do lançamento.
http://www.youtube.com/watch?v=0pjvrz4QQZg&feature=channel

http://www.youtube.com/watch?v=pgmf4pwdaZE&feature=channel

Humbatuque Discos
março de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário